Amgen Brasil visita à CASA1 e realiza oficina de panetones

A Amgen Brasil realizou uma ação especial para encerrar as atividades de 2023


No dia 19 de dezembro, 15 voluntários realizaram um tour pela instituição CASA1: fundada em 2017, a ONG tem como propósito acolher jovens entre 18 e 25 anos que foram expulsos de casa pela família por suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. O trabalho da CASA 1 corre em paralelo às atividades do Centro Cultural e da Clínica Social que mantém, com todos os serviços ofertados gratuitamente, incluindo uma República de Acolhida, uma residência de passagem que tem como foco a promoção de autonomia e organização desses jovens.


O time da Amgen conheceu o espaço da instituição e em seguida participou de uma oficina de panetones e chocotones ministrada por uma confeiteira da própria ONG. Esses doces são um dos produtos que a CASA1 doa nessa época de festas natalinas às pessoas atendidas pela instituição. A oficina de panetones e chocotones, assim como diversas outras atividades, fazem parte do elenco de cursos de capacitação que a ONG oferece às pessoas que atende. Os visitantes foram divididos em grupos e cada um fez um panetone ou chocotone, que puderam levar para casa junto com a receita que aprenderam.


Juliana Mestre, Gerente de Acesso e uma das participantes, adorou a atividade e conta o impacto da experiência. “Achei incrível! Além de visitar o espaço e ter a oportunidade de conhecer a estrutura da CASA1, fiquei positivamente surpresa com os cursos que dispõem para capacitar as pessoas. São vários tipos de oficinas, algumas em parceria com grandes marcas, como por exemplo a de maquiagem, com o apoio da MAC, que doa todo o material aos inscritos. É uma ação social que, além de acolher, capacita e eu acredito que esse é o caminho. Também me chamou a atenção o fato de, nesse calor que tem feito, eles disponibilizarem bebedouros nos quais a população em situação de rua, independentemente de gênero e orientação sexual, pode se servir. Outro aspecto importante é a sua integração com a comunidade, em especial com a UBS (Unidade Básica de Saúde) localizada do outro lado da rua. A instituição cede seu espaço para os encontros semanais do grupo de terceira idade da UBS e muitos acabam participando das oficinas. Com isso, algumas senhoras do grupo também usam as máquina de costura da Internal Use Only Marketing and Sales entidade. Realmente é um trabalho bastante inclusivo, tanto em relação ao público-alvo LGBTQIAP+, como em relação à própria comunidade do entorno.“

Equipe Amgen em atividade na CASA1