COMPROMISSOS DE DIVERSIDADE
A Amgen acredita que um ambiente inclusivo promove a inovação e impulsiona a nossa capacidade, como empresa, de atender melhor as pessoas pacientes. Trabalhar com diversidade, inclusão e pertencimento, é um de nossos valores, pois é o correto a se fazer em uma sociedade em que as desigualdades são tão expressivas.
Nesse contexto, meu papel e dos demais líderes é gerar coerência entre nossa intenção e a prática diária, estabelecendo processos, ações e relações que permitam que nossos funcionários se sintam, todos os dias, representados e engajados em oferecer sua melhor contribuição para a empresa. E essa é uma realidade que as empresas devem abraçar, não apenas pelos bons resultados financeiros que proporcionam, mas sobretudo porque esta é uma jornada tão complexa quanto necessária.
Globalmente, a Amgen possui uma grande história de diversidade e no Brasil não seria diferente. Por aqui, iniciamos nossa evolução em outubro de 2019 e desde então promovemos um programa que prioriza a excelência, a consistência de atuação, e que conta com um time extremamente motivado em fazer da Amgen um lugar de respeito às pessoas e valorização das diferenças. Como parte desta jornada de melhoria contínua e buscando acelerar os nossos esforços, firmamos os seguintes compromissos:
- Toda Amgen Brasil se compromete a promover a diversidade junto aos seus times na priorização de contratação de pessoas de grupos socialmente minorizados (pessoas negras, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, povos indígenas, mulheres, pessoas 50+, entre outros), de modo a aumentar a representatividade dentro da empresa e, utilizando o nosso censo de diversidade, iremos medir anualmente nossos avanços. Nos comprometemos também com a promoção de um ambiente de segurança psicológica, garantindo senso de pertencimento a todas as pessoas, trabalhando com fornecedores que compartilhem dos mesmos valores e buscando o aumento ou estabilidade dos indicadores de diversidade em nossa pesquisa global bianual de satisfação (Pulse Survey).
- A Amgen possui mais de 50% de mulheres em seu quadro de funcionários, no entanto, ainda queremos aumentar a representatividade dentro do nosso comitê executivo local, atualmente composto por 25% de mulheres. Para isso, promoveremos programas que acelerem e valorizem a carreira de nossas funcionárias, como programa de mentoria e a continuidade da avaliação de performance baseada em todo range de desempenho, promovendo também as mulheres na ciência, e priorizaremos mulheres para as posições executivas de modo a buscar a equidade de gênero em todos os níveis em até 3 anos.
- O quadro de funcionários da Amgen Brasil é composto por aproximadamente 20% de pessoas negras, número menor que o da população brasileira negra que é de 56%. Para transformarmos esses números internamente e, nos comprometemos com a contratação de 20% de pessoas negras para as vagas abertas no ano e a inclusão de nossos talentos em programas de desenvolvimento e aceleração de carreira.
- Nos comprometemos a ter pelo menos 5% de pessoas com deficiência em nosso quadro de pessoas colaboradoras, acima da cota exigida por lei de 3%, inclusive ocupando posições de liderança.
- A partir de 2024, o critério de entrada para todos os programas de desenvolvimento feitos pela Amgen Brasil priorizará pessoas de grupos minorizados (pessoas negras, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, povos indígenas, mulheres, pessoas 50+, entre outros) por meio de um percentual de participação de 25% do total de vagas disponíveis. Com isso, promoveremos ainda mais o desenvolvimento dentro da Amgen de forma equalitária.
- Reforçamos o nosso compromisso com a equidade de gênero entre homens e mulheres e com as diversas configurações familiares criando a licença parental que iguala o período em 180 dias, independente de gênero. Agora, nos comprometemos a incentivar a completa utilização da licença pelos homens e pessoas não-parturientes, ressaltando seu papel como aliados nesta causa. Assim como a licença parental, a política de auxílio creche é extensível a todos os funcionários com filhos de até 36 meses e até em casos de adoção. Com isso, não somente reforçamos a mensagem de equidade de gênero, como também garantimos o amplo acesso aos nossos benefícios para pessoas transgênero e em relações homoafetivas.
Estamos em uma jornada de muito aprendizado e cientes de que ainda há muito por fazer, entretanto, estou confiante de que estamos no caminho certo e que atingiremos resultados expressivos trabalhando juntos em prol da diversidade, inclusão e pertencimento
Ricardo Castellan, General Manager - Amgen Brasil